Páginas

Postagens populares

sábado, 24 de março de 2012

A Repetência e o Aluno

Estava a ler uma reportagem no site da revista Nova Escola sobre o questionamento da repetência dos alunos. Se melhora o desempenho educacional, reté-lo ou prejudica a sua trajetória na educacao básica?
Segundo o SITE, reter o aluno possibilita uma grande chance de que ele seja reprovado novamente ou abandone a escola.
Vera Masagão, pesquisadora e coordenadora geral da Ação educativa em São Paulo, Comenta que:

"A repetência não traz benefícios para o aluno. Ele não vai aprender mais ao ser afastado de sua turma e passar mais um ano assistindo às mesmas aulas dadas no ano anterior. É preciso avaliar quais são suas deficiências. Não basta passar de ano. O importante é aprender."

Creio que a maioria dos professores da educação básica concordam plenamente com a reportagem do site e da pesquisadora Vera Masagão. Porém, como fica o desempenho do aluno fora da escola, ou seja, ao fazer o vestibular, entrevista de emprego ou um concurso público? Será que o aluno encontrará as mesmas Facilidades da aprovação automática na vida? É preciso refletir sobre essas ações ou seja, as universidades públicas precisam se adequar a esse aluno que sai da escola sem condições nenhuma de passar em um vestibular público. Criar cotas para o aluno semi-analfabeto.
Ou será que para os nossos governantes esse tipo de aluno não fará falta para o mercado de trabalho?
É por isso que dizem que o Brasil é o país do futuro, porque ele nunca terá um presente.

O que realmente pode ser feito de objetivo para rever essa defasagem de nossos estudantes de escola pública? Buscar O modelo educacional europeu, como acontece, funciona de fato para um país que possui uma estrutura social e econômica totalmente Deficientas para atender a sua população? As perguntas são pertinentes, pois são de fatos os professores que estão vivendo com essas realidades em sala de aula e, que conhecem as mazelas de lecionar no Brasil, e mesmo assim, nunca fora pedido a opinião desses profissionais para nada.
O caso é sério e acho que està mais que na hora de algo realmente consistente acontecer na estrutura educacional do nosso país, tendo em vista que esse modelo que aí está não funciona para a maioria dos nossos educandos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário